terça-feira, 9 de junho de 2015

O sap é fácil vai aprender alemão

Para aqueles que querem aprender alemão:
A língua alemã é relativamente fácil. Assim dizem os professores de alemão na primeira lição da primeira aula: Crianças de 5 anos já falam alemão (na Alemanha, é claro  ).
Vamos, por exemplo, pegar um livro em alemão… Neste caso, um magnífico volume, com capa dura, publicado em Dortmund e que fala sobre os usos e costumes dos aborígenes Hotentotes australianos (em Alemão “Hottentotten”). O livro fala que os cangurus (Beutelratten) são capturados e colocados em gaiolas (Kotter) e cobertos com uma tela (Lattengitter) para protegê-los do clima.
Essas gaiolas, em alemão, são chamadas “gaiolas cobertas com tela (Lattengitterkotter) e se elas possuem em seu interior um canguru (Beutelratten), seriam chamadas Lattengitterkotterbeutelratten.
Um dia, os Hotentotes prenderam um assassino (Attenteter) que matou uma mãe (Mutter) hotentote (Hottentottermutter), mãe de um garoto surdo e mudo (Stottertrottel).
Essa mulher, em alemão, é chamada Hottentottenstottertrottelmutter e nós chamamos, de maneira similarmente fácil, seu assassino:Hottentottenstottertrottelmutterattenteter.
Eles o colocaram em uma gaiola de canguru (Beutelrattenlattengitterkotter).
Mas, acidentalmente, o prisioneiro escapou. Após uma rápida busca, surge um Guerreiro Hotentote gritando:
_Nós capturamos um assassino (Attenteter).
_Qual? – pergunta o chefe aborígene
_Der Lattengitterkotterbeutelrattenattenteter – comenta o guerreiro
_O quê? O assassino que estava na gaiola de cangurus coberta com uma tela? – diz o chefe dos Hotentotes.
_Ja, der Hottentottenstottertrottelmutterattenteter – responde o aborígene – (o assassino da mãe do garoto que era surdo e mudo).
_Caramba!! – diz o chefe –
Você poderia ter dito desde o início que você capturou o Hottentottenstottertrottelmutterlattengitterkottertobeutelrattenattenteter

(assassino da mãe do garoto surdo e mudo que estava na gaiola de cangurus coberta com uma tela).
Assim, por meio deste exemplo, nós podemos ver que alemão é muito fácil e simples. Você precisa apenas de um pouco de interesse para aprender.
Auf wiedersehen


Nenhum comentário:

Postar um comentário